Valore Brasil realiza capacitação em BPM para servidores do TCE-RJ.

A valore Brasil realizou a capacitação de 20 servidores do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

No documento de Justificativas feito pelo tribunal, encontram-se as motivações da contratação

A decisão por essa contratação ocorreu no processo de execução da estratégia institucional, quando foi verificado que o desenvolvimento das competências na área de gestão por processos é um dos pilares fundamentais para garantir a efetividade dos diversos programas estratégicos descritos no PET (Plano Estratégico do TCE-RJ). Isto porque o enfoque da gestão por processos envolve melhoria da qualidade e diversos aspectos relacionados à estratégia da instituição, cuja visão consiste em “desempenhar com excelência suas atribuições, de modo a conquistar o reconhecimento e a confiança do poder público e do cidadão”.

Sobre o BPM, é necessário enfatizar que se trata da metodologia mais utilizada atualmente para redesenhar processos de trabalho, objetivando diagnosticar a situação atual e, a partir daí, eliminar gargalos, retrabalhos, desperdícios e deficiências estruturais de cada setor, que possam impactar no desempenho global da instituição. Sua essência encontra-se sintetizada no BPM CBPOK. Tal qual a área de gerenciamento de projetos (que dispõe do guia PMBOK e das certificações ´PgMP, PMP e CAPM, entre outras), a gestão por processos também possui seu próprio guia para o corpo de conhecimentos, além de programas de certificação para os profissionais que atuam na área de processos como, por exemplo, o CBPP – Certified Business Process Professional, e o OCEB – OMG – OMG Certified Expert in BPM.

Para Orivaldo Primo, líder da vertical de Negócios Públicos, pesou na escolha do Tribunal, o fato de que todos os sócios da Valore são certificados CBPP, demonstrando o seu alinhamento institucional com a crença de que o BPM é a resposta para a melhoria dos processos de negócio, tanto na inciativa privada quanto pública.

O treinamento foi ministrado na sede do TCE e foram vistas as 9 áreas de conhecimento de BPM:

  • Gerenciamento de Processos de Negócio;
  • Modelagem de Processos;
  • Análise de Processos;
  • Desenho de Processos;
  • Gerenciamento de Desempenho de Processos;
  • Transformação de Processos;
  • Organização de Gerenciamento de Processos;
  • Gerenciamento de Processos Corporativos;
  • Tecnologia de BPM
  • Veja fotos do evento:

2015-12-10 17.46.46

Valore Brasil, enxergue além!

[whatsapp]