O Mundo está mudando muito rápido. As crises estão se tornando mais comuns, mais intensas e em menor espaço de tempo, sendo ela crise econômica, crise política ou por haver uma nova solução disrupturante dominando seu mercado.

Os meios de comunicação por exemplo, da escrita até a prensa de Gutenberg, são mais de 5 mil anos. Porém da prensa até a internet tem menos de 400 anos, e no ano de 2009, o número de dispositivos conectados na rede, ultrapassaram o número de habitantes. Isso tem um impacto muito grande nos negócios, porque essas transformações estão fazendo com que as empresas tenham que se transformar e renovar sua forma de fazer gestão.

Em qual momento sua empresa está hoje?

Como está seu resultado? Lucro ou prejuízo?

Qual é a tendência do seu mercado?

Há perspectiva para seu mercado ou ele está acabando?

 

A metodologia da gestão baseada no valor olha para todos esses fatores, ou seja ela consegue através de uma primeira avaliação (valuation), verificar e diagnosticar o momento em que o negócio está, olha o histórico da empresa, relata os resultados históricos da empresa. Através desses resultados, no mercado atual e através também das tendências, a metodologia cria estratégias, que consideram esse momento de mudança no mercado como um todo. Está olhando as crises, está olhando o resultado atual, e principalmente está olhando e muito preocupada para as tendências.

Com base nessa estratégia cria indicadores e os acompanha mês a mês durante um ciclo inicial de 12 meses. A implementação dessas mudanças está totalmente relacionado com o que foi levantado no primeiro Valuation. Depois de 1 ano faz a avaliação da empresa novamente e ai consegue apurar o quanto a empresa evoluiu (passou a valer mais), e o que aconteceu para ter esse resultado da empresa.

Normalmente esse ciclo é feito a cada 1 ano. Então a partir de quando a gestão baseada no valor está implantada na empresa, a empresa passa ter um indicador único, que é o valor do negócio e anualmente ela faz a avaliação novamente.

Podemos perceber que essa metodologia, além de ter um indicador único, ela consegue converger todos os outros indicadores como faturamento, custos, despesas e tributos para o valor da empresa. Então mesmo que um aumente e o outro diminua, o foco é o valor da empresa. O valor da empresa aumentou ou diminuiu?

Essa metodologia mostra se a empresa está no caminho certo ou se precisa mudar a rota, fazer diferente e fazer a empresa valer mais.

Dessa forma, nós podemos concluir que é possível SIM fazer uma empresa valer mais, desde que ela use uma metodologia como a gestão baseada no valor, ela vai conseguir anualmente saber o que ela teve de ganho na implementação dessas estratégias.

 

Prof. Jaziel Pavine de Lima

jaziel@valorebrasil.com.br

Especialista em avaliação de empresas pela FUNDACE USP e FIPECAFI

Professor do curso de Valuation na pós graduação da Estácio, Unisescon e BI Internacional

Founder e diretor na Valore Brasil – Consultoria especializada em valuation, fusões & aquisições e gestão baseada no valor.

VENDER EMPRESA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VENDER UMA EMPRESA? 10 PASSOS PARA O EMPRESÁRIO ANALISAR UMA OPORTUNIDADE DE VENDA

QUANTO VALE UMA EMPRESA? COMO AVALIAR UMA EMPRESA? PRINCIPAIS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES.

TEM UMA EMPRESA DO SIMPLES? VEJA COMO SABER SE TEM DIREITO A RESTITUIÇÃO DE IMPOSTOS