O que é uma Avaliação de Empresas Valuation?
Uma Consultoria para Avaliação de Empresa (Valuation) desenvolve o processo de se avaliar uma empresa de forma sistematizada, pode utilizar modelo quantitativo e ou metodologias consagradas de mercado para sua mensuração de valor.
Propriamente dita a avaliação é o processo de estimar o valor de uma empresa valuation. É importante observar que a avaliação muitas vezes não é o mesmo que o preço que você receberá pela venda de sua empresa. O processo de avaliação é usado para determinar o valor teórico de uma empresa com base em uma série de fatores. Continue lendo para entender toda a importância da avaliação de empresa valuation.
O que é Fluxo de Caixa Descontado ?
Nesse método fluxo de caixa descontado, o valor é mensurado com base em benefícios futuros que a empresa poderá gerar, ele é bem mais completo que os métodos anteriores, pois melhor retrata o valor justo do negócio. Contempla a previsão do ambiente externo (consumidores, concorrência, conjuntura econômica, globalização, etc) o qual irá impactar na estimativa futura do crescimento das receitas, dos custos e das despesas num prazo predeterminado. O método também considera o risco de acordo com o segmento que a empresa está inserida e o custo do capital no tempo para os acionistas e para terceiros. Além disso, torna-se indicado por estar em conformidade com as novas regras contábeis (Manual da Contabilidade FIPECAFI, 2010) que prescreve que “Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade”.
Abaixo as macro etapas envolvidas na elaboração do fluxo de caixa descontado:
O Valuation como Ferramenta de Gestão
O Valuation é uma ferramenta que permite à gestão guiar seus esforços no sentido de gerar maior valor para seus acionistas.
Através de sua equipe multidisciplinar, a Valore Brasil oferece esse serviço a seus clientes, realizando um laudo inicial de Valor da Empresa e sugerindo mudanças nas estruturas organizacional, de capital, mix de produtos, investimentos e giro, formação de preço de venda, etc., capazes de aumentar o resultado econômico do negócio.
Em seguida, calcula-se novamente o Valor da Empresa para que se tenha uma medida quantitativa objetiva do impacto dos trabalhos de gestão em aplicar as melhorias sugeridas e assim aumentar o valor da empresa.