Case – Analise de viabilidade de negócios

 

A situação de caixa negativo em uma empresa pode ser uma falta temporária devido aos prazos de pagamento e recebimento ou por uma circunstancia de inviabilidade do negócio nos formatos atuais. Recentemente fizemos um trabalho para um cliente indústria e comercio de forros de PVC, onde a empresa tinha um caixa negativo aparentemente por prazos de pagamento e recebimento, e buscavam-se os recursos, solicitamos uma pausa no processo de captação e realizamos um trabalho de analise de viabilidade do negócio e na formação de preço de venda, quando detectamos que o principal produto tinha margem zero se vendido sozinho. Dessa forma, atuamos imediatamente criando um mix de produtos, onde para cada produto desse vendido, precisavam-se vender proporções dos outros com boa margem. A partir daí o financiamento tornou-se viável para suportar o fluxo de pagamento e recebimento do negócio e foram definidas metas nesses formatos para a área comercial.

 

Caso de Sucesso:

Perfil do Cliente: Indústria e Comercio de Forros e Thermo-Forros de PVC.

Faturamento anual de aproximadamente R$13 milhões.

Sistema de Informação: Flatan.

Oportunidade Detectada: A empresa tinha dúvidas da viabilidade econômica e dificuldades com o fluxo financeiro (fornecedores pagamentos a vista e clientes recebimentos a prazo).

Ação de Melhoria: Implantação de projeto de analise de viabilidade economia-financeira e analise detalhada na formação de preço de venda.

Tempo do Projeto:  4 meses.

Resultado: Com a analise de viabilidade detectou-se que o produto espelho vendido sozinho dava prejuízo, então criou-se um mix de produtos que permite a venda do produto espelho com proporção de outros produtos mais rentáveis. Além de captação de recursos financeiros de menores custos e maiores prazos para permitir o giro com o fluxo de pagamento e recebimento atual.