Perfil do Cliente: Indústria Metalurgica de Bens de Capital com fabricação por projetos, com mais de 150 funcionários, tendo como principais clientes: Eletrobrás e Petrobras.
Faturamento anual de aproximadamente R$20 milhões.
Sistema de Informação: Totvs Protheus.
Oportunidade Detectada: A empresa não tinha os custos por projeto nem por produtos.
Ação de Melhoria: Implantação de conceitos de processos (BPM – Business Process Management) para a modelagem e implantação de processos desde a origem das informações (composição completa dos custos: Matéria Prima, Mão de Obra Direta e Indireta, Insumos, Gastos Indiretos, Logística e Serviços de Terceiros) automatizado no sistema ERP.
Tempo do Projeto: 8 meses.
Resultado: Mensuração dos custos (Matéria Prima, Mão de Obra Direta e Indireta, Insumos, Gastos Indiretos, Logística e Serviços de Terceiro) por projeto e produtos acabado.
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Perfil do Cliente: Indústria e Comercio de Forros e Thermo-Forros de PVC.
Faturamento anual de aproximadamente R$13 milhões.
Sistema de Informação: Flatan.
Oportunidade Detectada: A empresa tinha dúvidas da viabilidade econômica e dificuldades com o fluxo financeiro (fornecedores pagamentos a vista e clientes recebimentos a prazo).
Ação de Melhoria: Implantação de projeto de analise de viabilidade economia-financeira e analise detalhada na formação de preço de venda.
Tempo do Projeto: 4 meses.
Resultado: Com a analise de viabilidade detectou-se que o produto espelho vendido sozinho dava prejuízo, então criou-se um mix de produtos que permite a venda do produto espelho com proporção de outros produtos mais rentáveis. Além de captação de recursos financeiros de menores custos e maiores prazos para permitir o giro com o fluxo de pagamento e recebimento atual.
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Perfil do Cliente: Indústria Metalúrgica de Bens de Capital, engenharia própria, mais de 500 funcionários, principais produtos: unidades geradoras de vapor e fábricas de açúcar.
Faturamento anual de aproximadamente R$300 milhões.
Sistema de Informação: Totvs Logix.
Oportunidade Detectada: Necessidade de apuração real dos custos por projeto e produtos.
Ação de Melhoria: Foram implantados os processos de negócios de toda a cadeia produtiva da empresa, formando assim a composição completa dos custos de Matéria Prima, Mão de Obra Direta e Indireta, Insumos, Gastos Indiretos, Logística e Serviços de Terceiros.
Tempo do Projeto: 12 meses.
Resultado: Resultado periódico dos custos (Matéria Prima, Mão de Obra Direta e Indireta, Insumos, Gastos Indiretos, Logística e Serviços de Terceiro) por projeto e produto.
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Perfil do Cliente: Planta no Brasil de Indústria alemã de motores e ventiladores, com 52 unidades em todo o mundo.
Faturamento anual de aproximadamente R$40 milhões.
Sistema de Informação: SAP.
Oportunidade Detectada: A empresa não tinha os processos claros e documentados o que dificultava a detecção dos custos e formação de preço de venda e prazo de entrega.
Ação de Melhoria: Implantação de conceitos de BPM (Business Process Management) para a modelagem e implantação de processos desde a origem das informações (composição completa para a formação dos custos: item, mão de obra e logística). Implantação do processo de S&OP para criação do cronograma de compras e entrega de produtos.
Tempo do Projeto: 4 meses.
Resultado: Melhoria e entendimento dos processos da empresa desde a origem por todos os envolvidos no processo, mensuração da estrutura de custos, criação de cronograma de compras e entregas de produtos e estruturação da formação de preço de venda.
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Perfil do Cliente: Usina de Açúcar e Alcool S/A com 3 unidades no Brasil
Moagem anual de aproximadamente 4 milhões de toneladas por safra.
Sistema de Informação: SAP.
Oportunidade Detectada: A empresa não tinha os processos claros e documentados o que dificultava a detecção dos custos e formação de preço de venda e prazo de entrega.
Ação de Melhoria: Atuação desde a origem dos custos no desenho dos processos, implantação no sistema de informação, treinamento de todos os envolvidos e acompanhamento das rotinas.
Tempo do Projeto: 6 meses.
Resultado: Melhoria de todas as rotinas críticas do processo, padronização e automatização das rotinas de trabalho, visualização dos custos por: unidade de negócio (cada usina), safra, equipamento, tipo de intervenção e unidade utilizada (Km, horas ou ton).
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Perfil do Cliente: Transportadora Logística com 5 unidades no Brasil
Faturamento anual de aproximadamente R$ 47 milhões.
Sistema de Informação: BGM Rodotec.
Oportunidade Detectada: Com uma receita praticamente dividida entre frota própria e frota terceirizada, a empresa apresentava dificuldades em apurar corretamente as margens de contribuição (receita – custos diretos) geradas por cada fonte de receita.
Ação de Melhoria: Identificação dos direcionadores de custos específicos de cada operação e de utilização mista, o que permitiu apuração fidedigna dos custos e margens geradas.
Tempo do Projeto: 9 meses.
Resultado: Mensurando corretamente o resultado da frota própria e da terceirizada, a empresa pôde direcionar melhor seus esforços de investimentos para a linha de melhor resultado. Além disso, foram implantadas as bases necessárias para apuração de custos por cada tipo de cliente, equipamento, categoria de equipamento, etc. Também foram criados comitês com o objetivo específico de identificar oportunidades de redução de custos dos maiores custos da DRE (Demonstração de Resultados), exemplo: manutenção, folha de pagamento, combustíveis, etc.
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