COMÉRCIO EXTERIOR

Aprenda como habilitar sua empresa para serviços fora do país

Mantenha-se bem informado sobre o que é necessário para registrar sua empresa para a atuação no mercado estrangeiro.

É preciso inscrever-se no Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar), que corresponde ao registro de exportadores e importadores realizado pela receita federal, para obter a palavra-passe que permite ao usuário o acesso ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), sistema que se tornou um divisor de águas para o comércio exterior brasileiro.

Para o empresário brasileiro, são muitos os benefícios obtidos com este sistema, tais como o rastreamento de mercadorias e de liberação de costumes, o registro de empresas o registro de importação e exportação.

A documentação necessária para a habilitação de sua empresa

  • 1. CNPJ;
  • 2. Endereço completo do estabelecimento matriz (pátio, nº, complemento, bairro, cidade, estado e código POSTAL);
  • 3. Site da internet (endereço da página na internet);
  • 4. Os nomes e telefones de contato;
  • 5. A modalidade de habilitação pretendida.

Responsável perante o Siscomex

  • 1. Nome completo;
  • 2. CPF;
  • 3. Documento de Identidade/Órgão Emissor;
  • 4. Classificação;
  • 5. Endereço completo;
  • 6. Endereço de E-Mail;
  • 7. Telefone de contato.

Há outros órgãos que também requer inscrição. Para exportar, as empresas devem ser registradas no Registro de Exportadores e Importadores (REI). A inscrição no REI é automática, no momento da primeira operação, sem maiores formalidades.

As pessoas físicas (agricultor ou criador, com registro no Incra, artesãos, artistas ou similares, registrados como profissionais autônomos), devem solicitar a sua inscrição no REI ao Departamento de Operações de Comércio Exterior da Secex (Decex).

Simulador

O governo brasileiro oferece um simulador para o uso do Siscomex. O sistema já passou por mudanças, mas é possível ter uma ideia geral de sua utilização.

 

Fonte: Sebrae

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