fbpx

Quero separar do meu sócio. Quanto vale minha Empresa?

Se por algum motivo você deseja sair de sua sociedade ou até mesmo comprar as cotas de seu sócio a primeira dúvida que ocorre é:

Quanto vale minha empresa?

Neste artigo e neste vídeo, dou dicas fundamentais para este seu momento que por vezes é extremamente carregado de sentimentos ruins, conflitos e muitos desgastes.

Toda demanda de separar um relacionamento entre pessoas é provocada ao menos por alguns  destes elementos: expectativas pessoais divergentes, comportamentos do outro que em algum momento em percepção foi inadequado, cansaço ou até mesmo conflitos mais rigorosos como práticas não convencionais e fora do estatuto da organização.

Como encarar a separação?

Para encarar a separação, a busca não deve ser encarada meramente como uma negociação de bens, pois envolve além do valor das cotas a sobrevivência da Empresa, sua saúde financeira e operacional e além disso, mesmo que você tenha argumentos suficientes para receber monetariamente por sua Saída, colocar em risco a saúde da Empresa poderá refletir em eventual inadimplência pelo acordo celebrado. 

Sendo assim, recomendamos:

1) Consultoria especializada

Escolha uma consultoria para elaborar o Valuation de forma isenta e imparcial. Invista juntamente com seu sócio ou alguém que o representante, tempo para escolher com critérios a empresa que poderá apresentar o resultado para as duas partes.

2) imparcialidade

Considerando se a credibilidade pela imparcialidade e neutralidade na Avaliação da Empresa, busque profissional que possa contribuir com o diálogo entre todos os envolvidos, principalmente porque não será apenas o preço das cotas que irá influenciar no acordo. Não concorrência, transição, passivos, direitos e deveres são alguns exemplos.

A Valore Brasil possui uma metodologia própria para assessorar de forma administrativa a conciliação de interesses entre os sócios.

Considerando as pessoas físicas (sócios) e jurídica (empresa) construímos de forma imparcial cenários de solução para o conflito societário, privilegiando a legitimidade dos sentimentos, compreendendo os motivos do conflito sobretudo preconizando o futuro de todos de acordo com suas expectativas pessoais.

Dica fundamental

Uma dica fundamental, mesmo que em eventuais sentimentos de rancor, raiva ou desprezo, não se afaste de seu sócio para contratação de uma assessoria para sua Empresa. Afinal de contas…. começar todo relacionamento parece muito fácil, mas na hora de terminar… não é tão simples assim!

Conheça mais sobre nossa metodologia clicando no link abaixo: 

Quer saber mais?

Acesse outros materiais relacionados a fusões e aquisições de empresas através dos nossos artigos e vídeos gratuitos, disponíveis em nosso canal do YouTube.

BAIXE GRÁTIS NOSSO E-BOOK

Um ebook completo com os 7 principais métodos de Avaliação de Empresas (Valuation).

Em seu conteúdo tem os principais conceitos, exemplos, aplicações e um maior detalhamento sobre o fluxo de caixa descontado (método mais utilizado) o custo de oportunidade (WACC) e Gestão Baseada em Valor.

Veja mais conteúdo em vídeo