fbpx

Quanto vale uma Marca? Principais métodos de avaliação

A essência para a resposta a essa pergunta é: “CAPACIDADE FUTURA DE GERAÇÃO DE CAIXA”, se um consumidor deixa de comprar um produto de marca “B” por causa da marca “A”, é por que ele tem uma preferência explícita (por confiança, qualidade, experiência, etc.) e isso faz que a marca “A” tenha mais resultados que a marca “B”.

Este vídeo retrata os 2 principais métodos para avaliação de marcas:

1. É o tradicional método do fluxo de caixa descontado (VALUATION) É um método que calcula o valor total de um negócio incluindo ativos tangíveis e intangíveis considerando todas as sinergias entre eles. Para chegarmos ao valor de uma marca por esse método, precisamos calcular valor final total da empresa (Equity Value) e subtrair o valor dos ativos tangíveis, esta diferença representa todos os ativos intangíveis incluindo a marca, para separá-la basta aplicarmos uma ferramenta de marketing que envolve pesquisa de mercado com os consumidores daquele tipo de produto ou serviço que teremos o valor final da marca.

2. Método é o “ROYALTY RELIEF” (também chamado de Relief From Royalty) - é um método de avaliação de ativos intangíveis que considera o valor baseando-se na capacidade de geração de caixa que a posse do ativo pode trazer para uma empresa.

É como se a empresa se beneficiasse e se remunerasse pelo ativo intangível através de permitir que um terceiro utilize o ativo intangível mediante um pagamento de royalty. Por isso é comumente utilizado para avaliação de marca. Neste método o valor da marca é o valor presente líquido (VPL) de todos os royalties previstos para os próximos anos que aquela marca pode trazer. Os principais benefícios desse método são: 

– Está alinhado com a ISO10668 e com a International Valuation Standards Authority para valor justo de marca; – Reconhecimento pelas principais autoridades pois o cálculo se baseia em referência de transações de mercado já realizadas; 

– E possibilita o cálculo com informações públicas. Como foi possível constatar nesses métodos, o valor de uma marca não se limita a lembrança de uma palavra com artefatos, pois isso não gera caixa, mas sim na força que a marca tem de contribuir para o resultado da empresa. 

Precisa de uma avaliação de marca? Estamos aqui para te assessorar. Acesse nosso site e saiba mais. 

Quer saber mais sobre valuation e processos de fusões e aquisições, acesse: www.valordeempresa.com.br

Tem alguma dúvida, entre em contato comigo, só clicar abaixo:

Jaziel Pavine de Lima

jaziel@valorebrasil.com.br

Baixe Grátis nosso e-book

O que todo empresário precisa saber antes de vender uma empresa?

Surgiu a oportunidade de vender uma empresa? Vai com calma…

Saiba quais são as 10 ações essenciais que devem ser tomadas antes de vender uma empresa.

 

Quer saber mais?

Acesse outros materiais relacionados a fusões e aquisições de empresas através dos nossos artigos e vídeos gratuitos, disponíveis em nosso canal do YouTube.

Veja mais conteúdo em vídeo