fbpx

7 passos antes da AQUISIÇÃO de uma empresa - M&A Buy Side

A aquisição de empresa (M&A buy-side) é uma excelente ferramenta para expansão do negócio, sobretudo destacamos 7 aspectos que são fundamentais para o sucesso:

1. Ter clareza na tese de aquisição.

Construir previamente a tese de aquisição permite um exercício fundamental para identificar quais oportunidades poderão ou não fazer sentido para análise de aquisição, como por exemplo: quais sinergias são prioridade, se há preferência por região geográfica, exigências de compliance, faturamento, EBITDA, margens mínimas desejadas e até mesmo qual tamanho do cheque de investimento para a tese.

2. Identificar os potenciais players com maior sinergia.

Se a tese está clara, então por onde começar? Fazendo um mapeamento levando em consideração informações além das públicas disponíveis, para que ao listar e abordar os potenciais targets, seja possível conversar com os decisores, compreender expectativa sobre uma possível venda e levantar as informações iniciais para compor o portfólio das opções de investimento.

É muito comum assessorarmos empresas que já possuem seus targets e previamente já conversaram – para estes casos caberá do próximo passo em diante.

3. O Valuation da empresa escolhida.

Realizar o Valuation da empresa é fundamental antes da tomada de decisão, pois nele você poderá identificar informações históricas, analisar os resultados, produtos, clientes, indicadores e validar se estão de acordo com sua tese, a referência do valor da operação e o quanto há de potencial sinergia.

4. Fazer uma análise prévia da estrutura da empresa considerando a aquisição.

Após a aquisição haverá diversas decisões importantes que podem trazer vantagens ou desvantagens para a empresa que está fazendo a aquisição, por exemplo: – Analisar se haverá uma incorporação da empresa adquirida ou apenas uma participação societária, – Se a operação irá gerar mudança no regime de tributação, – Débitos e créditos de impostos, – Clausulas de impedimento desse tipo de operação em grandes contratos com clientes, entre outros.

Por isso, depois da etapa do Valuation é possível criar cenários com as principais estruturas e características para que os decisores possam antecipadamente prever e planejar a melhor opção

5. Elaboração de proposta de aquisição ou carta de intenção.

A proposta irá considerar além dos aspectos comerciais mais evidentes como valor e condição de pagamento, as seguintes características:

– O melhor tipo de operação

– Se a compra será total ou parcial
– Confidencialidade e exclusividade
– Ear-out, termo de reversão
– Regras para a fase de due diligence
– Tratativas se houver contingências, dívidas e processos judiciais
– Entre outras.

6. Realização de due diligence.

Executar uma auditoria detalhada na empresa target, focando nos indicadores chave da negociação (por exemplo EBITDA ou faturamento) e olhando o histórico contábil, financeiro, tributário, trabalhista e jurídico para conhecer eventuais contingências que poderá ajustar o valor acordado na proposta e para minimizar o risco da aquisição.

7. A escolha do escritório jurídico com experiência em processos de M&A.

É fundamental que esse processo seja muito bem formalizado juridicamente para garantir segurança para ambas as partes, afinal esse tipo de operação pode não ter mais volta, então a recomendação é uma contratação jurídica que seja experiente no assunto para minimizar os riscos.

O processo de aquisição de uma nova empresa é uma excelente ferramenta estratégica para a expansão de receita e resultado, porém é complexo, sigiloso e pode tirar o foco das atividades core, por isso o mais recomentado é a contratação de uma assessoria especializada com casos de sucesso comprovados para a segurança e maior assertividade da operação.

A Valore Brasil é uma consultoria com know-how em assessorar as empresas no processo de aquisição de novos negócios. Acesse nosso site e saiba mais.

Jaziel Pavine de Lima

jaziel@valorebrasil.com.br

Baixe Grátis nosso e-book

O que todo empresário precisa saber antes de vender uma empresa?

Surgiu a oportunidade de vender uma empresa? Vai com calma…

Saiba quais são as 10 ações essenciais que devem ser tomadas antes de vender uma empresa.

 

Quer saber mais?

Acesse outros materiais relacionados a fusões e aquisições de empresas através dos nossos artigos e vídeos gratuitos, disponíveis em nosso canal do YouTube.

Veja mais conteúdo em vídeo

Open chat