fbpx

Fusão de empresas - Quais os principais riscos desta operação?

A combinação de negócios normalmente ocorre em função de duas ou mais organizações buscarem compreender suas sinergias e com isso celebrar um negócio complementar, entregar melhores serviços e produtos aos seus clientes e com isso obter ainda melhores resultados financeiros, mas listamos aqui alguns dos principais riscos desta operação:

1 - A VIABILIDADE DA FUSÃO

O primeiro passo após as empresas sinalizarem interesse comum e assinar um documento de confidencialidade é conseguir mensurar a viabilidade econômico financeiro da fusão, para isso é fundamental saber quais são os resultados de cada uma, características que podem haver sinergias e que pelas quais poderão ser exploradas caso seja formalizada operação.

Aqui cabe uma dica de ouro: os empresários ficam um pouco desconfortáveis em como quantificar estas sinergias uma vez que fazer o Valuation das duas empresas poderá expor de imediato informações confidenciais e a dica de ouro é: se a condução desta viabilidade é realizada por terceiro imparcial, não há riscos de ocorrer qualquer tipo de conflito de interesses no resultado do trabalho e portanto uma condução ponderada e profissional.

É fundamental saber se a soma das duas empresas vai gerar um resultado superior a uma soma simples de 1+1 = 2, de forma figurada costumamos dizer que será viável se o resultado der 3 ou mais.

2 - MODELO DE NEGÓCIO E MODELO DE GESTÃO

 Dois outros riscos que são comuns nas operações e podem passar desapercebido são as diferenças culturais que refletem diretamente nos modelos de gestão de cada negócio ou até mesmo o modelo de negócio. Imagine por exemplo que sua toda sua habilidade operacional é industrial e a combinação de negócio que faz sentido para você é também com alguma indústria mas que atualmente possui outras unidades de negócios inclusive com alta utilização de tecnologia, o que para você pode ser algo novo, ou se em sua empresa é super confortável ter familiares trabalhando porém na outra empresa há no estatuto uma previsão contrária, conhecer a fundo estes dois aspectos são fundamentais para minimisar riscos para operação.

3 - PARTICIPAÇÃO SOCIETÁRIA

É muito comum em nossos projetos identificarmos empresas que possuem posicionamento de mercado de destaque por exemplo pela força da marca, porém com resultados econômicos inferiores a empresas de menor expressão, ou até mesmo de que para que a sucesso desta combinação ocorra seja fundamental a permanência e liderança de um sócio da empresa com um Valuation menor.

Estes e outros aspectos podem causar desconforto no momento da negociação e formalização e podem representar um risco.

4 - CONFORMIDADE LEGAL, FINANCEIRA, TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA

 Por vezes faz sentido a operação, as partes têm boa fé e desejo de seguir, possuem um alinhamento cultural, porém pode ocorrer eventuais passivos ou contingências em função de endividamentos anteriores, questões contábeis entre outras, por isso, é fundamental tal como a elaboração do estudo neutro de avaliação que seja realizada análise detalhada e por iguais critérios afim de suprimir os riscos de conformidade para ambas as partes.

Existem outros riscos para que uma combinação de negócios seja eficaz, tais como: a implementação (interna), comunicação com mercado, reação de clientes, melhor forma de lhe dar em caso de insucesso futuro, entre outros.

A Valore Brasil uma possui metodologia que permite aos empresários ferramentas importantes para as tomadas de decisões da fusão ou até mesmo declínio da opção de combinação de negócios.

Entre em contato: rafael@valorebrasil.com.br ou 0800 742 4210.

Rafael Francelino

rafael@valorebrasil.com.br

Baixe Grátis nosso e-book

O que todo empresário precisa saber antes de vender uma empresa?

Surgiu a oportunidade de vender uma empresa? Vai com calma…

Saiba quais são as 10 ações essenciais que devem ser tomadas antes de vender uma empresa.

 

Quer saber mais?

Acesse outros materiais relacionados a fusões e aquisições de empresas através dos nossos artigos e vídeos gratuitos, disponíveis em nosso canal do YouTube.

Veja mais conteúdo em vídeo

Open chat