fbpx

INCORPORAÇÃO DE EMPRESAS de mesmo controlador - Principais aplicações e passo a passo para execução

A incorporação de empresas diferentes, mas que pertencem aos mesmos acionistas, é uma operação por meio do qual um adquirente coloca na mesma estrutura um ou mais negócios, que é um conjunto integrado de atividades e ativos capaz de gerar retorno, na forma de dividendos, redução de custos ou outros benefícios econômicos.

O adquirente deve mensurar os ativos identificáveis adquiridos e os passivos assumidos pelos respectivos valores de custo da data da aquisição.

Uma das ações mais importantes nesta operação é a análise da viabilidade incorporação, ou seja, é necessário verificar se há mais vantagens em manter as empresas separadas ou incorporar fazendo uma única empresa.

Seguem algumas das principais aplicações que demandam uma incorporação:

1. Junção de empresas do mesmo grupo em prol de ganho de sinergias

2. Redução de custos e despesas muitas vezes duplicados

3. Melhorar planejamento tributário

4. Diminuir burocracias com processos e sistemas redundantes

Passo a passo da incorporação de empresas de mesmos controladores:

1. Levantamento das informações – definição de pessoas chave e checklist de informações necessárias

2. Elaboração do estudo de viabilidade – análise de aspectos de mercado, risco, clientes, fornecedores, gestão empresarial, investimentos, contábeis, fiscais, etc. Esta etapa consiste na elaboração do estudo detalhado considerando cada empresa individual a cenário da nova empresa após a incorporação (viabilidade)

3. Elaboração do plano de incorporação - escopo das atividades contábeis e fiscais de incorporação, cronograma das atividades e pessoas envolvidas

4. Execução da incorporação - validação/adequação das demonstrações financeiras das duas empresas (pré-operação, pós operação, balanço de encerramento, balanço de abertura, etc)

5. Formalização - elaboração/alteração dos documentos para a formalização (laudo de incorporação, protocolo de justificação, contrato social, etc)

6. Registro na junta comercial e demais órgãos competentes - registros em todas as esferas da operação e obrigações acessórias adjacentes

7. Acompanhamento pós incorporação - elaboração de um cronograma e roteiro de procedimentos para acompanhar a efetiva execução

Somos uma consultoria especializa em processos de incorporação com vários cases de sucesso. 

Acesse nosso site e saiba mais

Tem mais alguma dica ou tem alguma dúvida, entre em contato comigo, só clicar abaixo:

Jaziel Pavine de Lima

jaziel@valorebrasil.com.br

Baixe Grátis nosso e-book

O que todo empresário precisa saber antes de vender uma empresa?

Surgiu a oportunidade de vender uma empresa? Vai com calma…

Saiba quais são as 10 ações essenciais que devem ser tomadas antes de vender uma empresa.

 

Quer saber mais?

Acesse outros materiais relacionados a fusões e aquisições de empresas através dos nossos artigos e vídeos gratuitos, disponíveis em nosso canal do YouTube.

Veja mais conteúdo em vídeo

Open chat