Incubadoras e ambiente de inovação

As Incubadoras e o Cerne

O objetivo primordial de uma incubadora é a geração sistemática de empreendimentos de sucesso. Para isso, foi criado pela Anprotec e pelo Sebrae o CERNE (Centro de Referência para Novos Empreendimentos) que nada mais é do que um conjunto de boas práticas que visam auxiliar as incubadoras neste nobre objetivo.

O CERNE é dividido em 8 processos que, em síntese, visam identificar na sociedade empreendimentos com potencial de sucesso; apoiá-los oferecendo treinamentos e consultorias para que possam atingir nível de maturidade suficiente e assim encerrar o ciclo de incubação.

A Valore Brasil acredita no ecossistema de inovação. Por isso, seus consultores são mentores do SEVNA SEED (Aceleradora instalada no Parque Tecnológico de Ribeirão Preto) e do Inovativa Brasil, um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

infografico incubadora de empresas inovação e CERNE

Perguntas frequentes

Por que a incubadora de empresas deve implantar o CERNE?

A certificação CERNE atesta a padronização da incubadora na geração de novos empreendimentos, obedecendo todos os processos e práticas-chave estabelecidos pelo modelo. Espera-se que as incubadoras CERNE gerem um número maior de empreendimentos de sucesso.

Quero implantar o CERNE, por onde começo?

Antes da implantação é recomendado realizar o diagnóstico e a priorização das práticas-chave. O diagnóstico tem como objetivo verificar quais práticas-chave estão em conformidade ao modelo, quais necessitam de melhoria e quais não estão implantadas. Posteriormente, a priorização das práticas-chave objetiva ordenar as práticas a serem implantadas conforme sua importância para a incubadora. Para estas duas atividades o consultor credenciado CERNE pode orientar a incubadora.

É obrigatório contratar Consultor Credenciado pela Anprotec para implantar o Cerne?

A incubadora pode implantar o CERNE somente com a equipe interna, no entanto, vale ressaltar que os consultores credenciadores pela Anprotec foram selecionados criteriosamente. O consultor credenciado pela Valore Brasil possui experiência na implantação em outras incubadoras, participação das avaliações prévias e de reuniões de trabalho realizadas pela ANPROTEC.

Durante a implantação, o que devo me atentar?

Para implantar as práticas-chave, a incubadora deve comprovar a três principais elementos:

– Procedimento: descrição de como cada prática-chave é executada na incubadora.

– Atividade: realização da prática conforme o procedimento descrito.

– Registro: documentos que demonstrem a execução das práticas-chave

Em caso da não comprovação de pelo menos um elemento, a prática-chave é considerada como uma não conformidade.

É obrigatório ter o Software Homologado pela Anprotec para implantar o Cerne?

O software homologado CERNE é uma importante ferramenta para auxiliar a gestão dos registros das práticas, porém, não é obrigatório sua utilização.

Tenho o Software, portanto minha prática-chave é sistematizada?

Não, a prática sistematizada é destinada para as incubadoras que já realizam os estágios anteriores (inicial, definida e estabelecida) e adicionalmente realizam uma reunião crítica com a elaboração de um plano de ação para melhoria da prática-chave. Portanto, a prática sistematizada não está relacionada com o software.

Os registros devem estar em formato físico (papel) ou virtual (digitalizado)?

Os registros podem ser físicos ou virtuais. As duas formas de arquivamento dos registros são válidas e aceitas para a certificação.

O que fazer depois da implantação de todas as práticas-chave do CERNE?

As incubadoras que implantaram todas as práticas podem solicitar a certificação CERNE. O processo de certificação ainda está em fase de estruturação pela Anprotec. Já foram credenciados os avaliadores que farão a auditoria, portanto, nos próximos meses haverá a definição de como a incubadora deve proceder para solicitar a certificação.

Nossos Clientes

Depoimentos

Fale conosco

Entre em contato conosco pelo 0800 ou envie-nos um email. Será um prazer poder atendê-lo!

Nossa resposta é rápida!

Entre em contato

TRABALHE CONOSCO

Clique aqui e cadastre seu currículo

Fale conosco