As Incubadoras e o Cerne
O objetivo primordial de uma incubadora é a geração sistemática de empreendimentos de sucesso. Para isso, foi criado pela Anprotec e pelo Sebrae o CERNE (Centro de Referência para Novos Empreendimentos) que nada mais é do que um conjunto de boas práticas que visam auxiliar as incubadoras neste nobre objetivo.
O CERNE é dividido em 8 processos que, em síntese, visam identificar na sociedade empreendimentos com potencial de sucesso; apoiá-los oferecendo treinamentos e consultorias para que possam atingir nível de maturidade suficiente e assim encerrar o ciclo de incubação.
A Valore Brasil acredita no ecossistema de inovação. Por isso, seus consultores são mentores do SEVNA SEED (Aceleradora instalada no Parque Tecnológico de Ribeirão Preto) e do Inovativa Brasil, um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

Perguntas frequentes
Por que a incubadora de empresas deve implantar o CERNE?
A certificação CERNE atesta a padronização da incubadora na geração de novos empreendimentos, obedecendo todos os processos e práticas-chave estabelecidos pelo modelo. Espera-se que as incubadoras CERNE gerem um número maior de empreendimentos de sucesso.
Quero implantar o CERNE, por onde começo?
Antes da implantação é recomendado realizar o diagnóstico e a priorização das práticas-chave. O diagnóstico tem como objetivo verificar quais práticas-chave estão em conformidade ao modelo, quais necessitam de melhoria e quais não estão implantadas. Posteriormente, a priorização das práticas-chave objetiva ordenar as práticas a serem implantadas conforme sua importância para a incubadora. Para estas duas atividades o consultor credenciado CERNE pode orientar a incubadora.
É obrigatório contratar Consultor Credenciado pela Anprotec para implantar o Cerne?
A incubadora pode implantar o CERNE somente com a equipe interna, no entanto, vale ressaltar que os consultores credenciadores pela Anprotec foram selecionados criteriosamente. O consultor credenciado pela Valore Brasil possui experiência na implantação em outras incubadoras, participação das avaliações prévias e de reuniões de trabalho realizadas pela ANPROTEC.
Durante a implantação, o que devo me atentar?
Para implantar as práticas-chave, a incubadora deve comprovar a três principais elementos:
– Procedimento: descrição de como cada prática-chave é executada na incubadora.
– Atividade: realização da prática conforme o procedimento descrito.
– Registro: documentos que demonstrem a execução das práticas-chave
Em caso da não comprovação de pelo menos um elemento, a prática-chave é considerada como uma não conformidade.
É obrigatório ter o Software Homologado pela Anprotec para implantar o Cerne?
O software homologado CERNE é uma importante ferramenta para auxiliar a gestão dos registros das práticas, porém, não é obrigatório sua utilização.
Tenho o Software, portanto minha prática-chave é sistematizada?
Não, a prática sistematizada é destinada para as incubadoras que já realizam os estágios anteriores (inicial, definida e estabelecida) e adicionalmente realizam uma reunião crítica com a elaboração de um plano de ação para melhoria da prática-chave. Portanto, a prática sistematizada não está relacionada com o software.
Os registros devem estar em formato físico (papel) ou virtual (digitalizado)?
Os registros podem ser físicos ou virtuais. As duas formas de arquivamento dos registros são válidas e aceitas para a certificação.
O que fazer depois da implantação de todas as práticas-chave do CERNE?
As incubadoras que implantaram todas as práticas podem solicitar a certificação CERNE. O processo de certificação ainda está em fase de estruturação pela Anprotec. Já foram credenciados os avaliadores que farão a auditoria, portanto, nos próximos meses haverá a definição de como a incubadora deve proceder para solicitar a certificação.
Depoimentos
“Quando a Valore venceu o certame da licitação, fiquei preocupada pelo fato da distância e da comunicação efetiva. No entanto do inicio ao fim do contrato todas as nossas expectativas e as necessidades foram atendidas prontamente, com muito comprometimento, profissionalismo e pontualidade. O atendimento via skype, e-mail, telefone, celular, in loco, foram canais que facilitaram os trabalhos e a realização de implantação das práticas-chave do CERNE 1. A incubadora da Fundetec após a pré avaliação recebeu o relatório e será necessário apenas algumas considerações para ser certificada pela Anprotec. Esse resultado se deve pelo comprometimento e o conhecimento do consultor que nos atendeu no período, o investimento realizado para essa ação foi muito bem aproveitado e com excelência no resultado.”
“Identifico como principal contribuição a identificação da necessidade de utilização de práticas previamente definidas, contribuindo automaticamente para a geração de evidências, acompanhamento das empresas incubadas e consequentemente a identificação de suas necessidades.”
“A Valore Brasil prestou serviços de implantação do Cerne 1 na incubadora IT CIENTEC de Porto Alegre pelo período de 1 ano. Neste tempo, o consultor destacado nos atendeu com bastante qualidade. Dentre seus pontos fortes destacamos: Competência, capacitação, explanação e organização. Não temos pontos fracos a listar. Demos nota máxima com relação à capacidade técnica do consultor como também com relação à nossa satisfação e recomendação dos serviços oferecidos pela Valore Brasil.”
Fale conosco
Entre em contato conosco pelo 0800 ou envie-nos um email. Será um prazer poder atendê-lo!
Nossa resposta é rápida!