A essência para a resposta a essa pergunta é: “CAPACIDADE FUTURA DE GERAÇÃO DE CAIXA”, se um consumidor deixa de comprar um produto de marca “B” por causa da marca “A”, é por que ele tem uma preferência explícita (por confiança, qualidade, experiência, etc.) e isso faz que a marca “A” tenha mais resultados que a marca “B”.
É como se a empresa se beneficiasse e se remunerasse pelo ativo intangível através de permitir que um terceiro utilize o ativo intangível mediante um pagamento de royalty. Por isso é comumente utilizado para avaliação de marca. Neste método o valor da marca é o valor presente líquido (VPL) de todos os royalties previstos para os próximos anos que aquela marca pode trazer. Os principais benefícios desse método são:
– Está alinhado com a ISO10668 e com a International Valuation Standards Authority para valor justo de marca; – Reconhecimento pelas principais autoridades pois o cálculo se baseia em referência de transações de mercado já realizadas;
– E possibilita o cálculo com informações públicas. Como foi possível constatar nesses métodos, o valor de uma marca não se limita a lembrança de uma palavra com artefatos, pois isso não gera caixa, mas sim na força que a marca tem de contribuir para o resultado da empresa.
Precisa de uma avaliação de marca? Estamos aqui para te assessorar. Acesse nosso site e saiba mais.
Quer saber mais sobre valuation e processos de fusões e aquisições, acesse: www.valordeempresa.com.br
Tem alguma dúvida, entre em contato comigo, só clicar abaixo:
O que todo empresário precisa saber antes de vender uma empresa?
Surgiu a oportunidade de vender uma empresa? Vai com calma…
Saiba quais são as 10 ações essenciais que devem ser tomadas antes de vender uma empresa.
Acesse outros materiais relacionados a fusões e aquisições de empresas através dos nossos artigos e vídeos gratuitos, disponíveis em nosso canal do YouTube.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |