fbpx

O poder do M&A e o segmento Facilities através do Grupo GPS

Você conhece o grupo GPS? Já ouviu falar sobre o segmento de Facilities?

Pois bem, vem comigo nesse vídeo que preparamos para você e entenda um pouco mais desse segmento pujante e do poder que as operações de M&A têm para potencializar o crescimento das empresas.

QUEM É O GRUPO GPS?

Fundada em 1968 na Bahia, a empresa chamava-se “Predial Limpeza e Higienização”. A partir de 2008 ela se mostra uma verdadeira máquina de Fusões e Aquisições, integrando empresas com a In Haus, Ecoplan e Planem. Em 2015 ela incorporou as empresas Mopp, Top Service, Conserbens, Engeseg, Proevi e Proguarda. Ai em 2016 as empresas Sempre e Magnum. Já em 2018 foi a vez de integrar a RZF e a Poliservice. Em 2019 foram integradas mais 8 empresas e em abril de 2020 como já era esperado fez sua estreia na bolsa de valores, captando recursos para continuar sua expansão.

De lá para cá já anunciou aquisição das empresas Vivante, Grupo Rudder e Allis Soluções.

Atualmente conta com mais de 100.000 colaboradores, uma taxa de crescimento ponderada anual de 32% a.a. e tem se aproveitado bastante do crosseling das diferentes áreas de atuações.

O que isso quer dizer? Quando ela adquire uma empresa por exemplo de segurança, ela tem condições de oferecer para a base de clientes dessa empresa comprada toda a gama de outros serviços que ela já presta.

Olha esse número: 81% dos seus clientes contratam 2 ou mais soluções do grupo.

MAS AFINAL, QUE MERCADO É ESSE?

A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. 

No caso do grupo GPS eles atuam em áreas como limpeza, manutenção predial, recepção e apoio administrativo, além das áreas de Segurança, Manutenção e serviços industriais e Logística indoor. 

Olhando para o faturamento do grupo GPS no ano de 2020, percebe-se que a maior parte das receitas vieram de facilities (2,0 bilhões), Segurança (1,8 bilhões), Manutenção e Serviços industriais (823 milhões) e logística indoor (249 milhões).

UM MERCADO INTEIRO A SER CONQUISTADO

Vejam vocês que apesar de todas as aquisições de outras empresas realizadas pelo Grupo GPS, o seu market share somado aos outros 4 maiores concorrentes, representam apenas 10,7% do mercado brasileiro, ou seja, se excluirmos os top 5 players, os 89,3% restantes do mercado estão divididos entre mais de 100 mil empresas. 100 mil… 

Para se ter uma ideia do potencial desse segmento, basta comparar a combinação dos 3 maiores players de alguns países e o que percebemos é que no Brasil essa concentração é de 7%; Nos EUA de 25%; União Europeia 28% e Inglaterra 52%. Logo, o anuncio de aquisições realizadas pelo grupo GPS pode te tornar uma constante e portanto seus concorrentes também devem estar se movendo para fazer frente a esse avanço, o que fará – sob nossa ótica – que esse segmento passe por uma fase de consolidação importante, assim como já vimos no passado com áreas como educação e operadores de saúde, por exemplo. 

E quando falamos que há um mercado inteiro a ser conquistado e aí está o potencial que fusões e aquisições têm para alavancar o crescimento das empresas, vejam esse gráfico. A receita no 2º tri de 2021 do grupo saltou de 1,1 bi para 1,5 bi um crescimento portanto de 37%. Colocando uma lupa sobre estes números, o que se observa é que a receita orgânica, isto é, o crescimento com as estruturas já existentes subiu 9,6%. Logo, a maior parte do incremento das receitas veio do que chamamos de “Receitas Inorgânicas” que são aquelas advindas majoritariamente através de fusões e aquisições, que no caso do grupo GPS foram 5 no período. 

Bem, obviamente há muito para se falar sobre esse tema que envolve fusões e aquisições que para nós da Valore Advisory é uma verdadeira paixão. Por isso, te convido a dar uma olhada no estudo que fizemos sobre a empresa GPS bem como nosso e-book sobre Fusões e Aquisições que acabou de sair e você pode acessar através do link na descrição desse vídeo.

Se você quer saber mais sobre nossa metodologia de trabalho clique no link abaixo ou agende uma reunião.

Baixe Grátis nosso e-book

O que todo empresário precisa saber antes de vender uma empresa?

Surgiu a oportunidade de vender uma empresa? Vai com calma…

Saiba quais são as 10 ações essenciais que devem ser tomadas antes de vender uma empresa.

 

Quer saber mais?

Acesse outros materiais relacionados a fusões e aquisições de empresas através dos nossos artigos e vídeos gratuitos, disponíveis em nosso canal do YouTube.

Veja mais conteúdo em vídeo

Open chat